1) Dinâmica: A rede
Objetivo: Apresentação e levantamento de expectativas
Material: Rolo de barbante ou novelo de lã
Procedimentos: a) A primeira pessoa a falar segura o novelo, faz a apresentação pessoal, fala de suas expectativas em relação ao curso;
b) ao terminar passa o novelo para a próxima pessoa que vai falar (joga para quem escolher)
c) Prosseguir até todos falarem.
d) Ao final, comentar a atividade em rede e sintetizar as principais expectativas em relação ao curso.
2) Leitura e reflexão:
Introdução –apresentação de slide - pág 20 (apostila do cursista)
3) Computador! Que máquina é essa? Vamos usá-la?
a) Breve explicação: hardwares,sistema operacional e softwares (fazer em modo apresentação) – apresentação de slides – págs 21 e 22 da apostila do cursista
b) Ligar o computador: estabilizador, gabinete, monitor (importância de proteção para o micro)
c) Explorando a página Inicial do Sistema Operacional:
- Área de trabalho: imagem de fundo: os cursistas observam no windows e observam, através de apresentação projetada o do linux.
- Ícones: “botões” que iniciam os programas disponíveis.
(apresentação de slides págs 24 e 25 da apostila do cursista)
e) Mouse e teclado:
- Breve explicação sobre botões e algumas teclas (se necessário): apresentação de slides – págs 26 e 30 da apostila do cursista.
4) Vídeo “Do sonho aos ares” (Santos Dumont)
Discussão coletiva: - Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular?
- Essa evolução afeta nossas vidas?
- Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal?
- Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a internet? Por qual motivo?
5) Tarefa não presencial:
Atividade de elaboração (pág 28)
Aproveitando a discussão coletiva explorar e responder essas e outras perguntas escrevendo sobre você, sua vida e atividades que desenvolve, buscando resgatar seus momentos de relacionamento com algum tipo de tecnologia e com computadores. Primeiro deixe suas idéias fluírem livremente, anotando-as e procurando organizá-las. Em seguida planeje seu texto ou faça um roteiro. Escreva e revise suas idéias e o texto elaborado. O texto deverá ser entregue na próxima aula em papel.