Unidade 4: Debate na rede, lista, fórum de discussão e netiqueta
Unidade 7: Criação de Blogs
Unidade 8: Cooperação e interação na rede
Parte 1 – aula 8 - 1 a 7 de outubro
1) Interação na rede
Em grupos, ler o texto indicado e apresentar comentários sobre o tema:
a) Apresentação e Introdução – págs 99 e 100
b) Bate papo – págs 104 a 107
c) Lista de discussão -págs 111 a 113
d) Netiqueta – págs 115 e 116
Cada grupo terá 20 minutos para leitura e preparação e, 5 minutos para apresentação.
2) Blogs
Leitura e discussão – págs 209, 210 e 212 – apresentação de slides
3) Cooperação e Interação na rede
Leitura e discussão – págs 228 a 231 – apresentação de slides e apreciação de blogs
4) Tarefa Não Presencial (Tarefa 8)
a) Escolher um tema e criar slides sobre ele.
b) Entrar http://www.youtube.com.br/ e escolher um vídeo para colocar na apresentação.
c) Inserir hiperlink do vídeo na apresentação: copiar o endereço ou colocar hiperlink na palavra ou figura.
d) Salvar a apresentação como tarefa 8_nome do cursista
e) Enviar por e-mail para a formadora
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Aula 7 - Pauta
Unidade 2- Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede
24, 25, 29 e 30 de setembro de 2008 – aula 7
1) Introdução
Internet – págs 50 a 52
Endereços – pág 55
2) Segurança na Internet
Vírus – págs 59 a 63
3) Pesquisa
Pesquisando na internet – págs 63, 64, 67 a 69
4) Atividade Presencial
Atividade de pesquisa 1 – pág 65
A lista de resultados dessa pesquisa deverá ser feita no word ou writer. Salvar como tarefa presencial 5_Unidade 2_ nome do cursista
5) Favoritos
Guardando endereços – págs 70 e 71
6) Documento Hipertextual
a) Como criar um documento com hipertextual (hiperkink) – págs 71 a 73
b) Abra um documento no word, coloque palavras, figuras ou endereços e crie hiperlinks para elas. Salve como Tarefa presencial 6_Unidade 2_nome do cursista
7) Documentos legíveis para todos
PDF – págs 73 e 74
8) Enviar tarefas presenciais como anexos para a formadora.
8) Tarefa não presencial (tarefa 7)
Realizar a tarefa Atividade a distância 2 – pág 76 Em seguida, digitar no word os títulos lidos com seus endereços (hiperlink) e fazer um breve comentário pessoal sobre as leituras e a realização da tarefa. Salvar o documento como tarefa 7_ nome do cursista e enviar para a formadora
24, 25, 29 e 30 de setembro de 2008 – aula 7
1) Introdução
Internet – págs 50 a 52
Endereços – pág 55
2) Segurança na Internet
Vírus – págs 59 a 63
3) Pesquisa
Pesquisando na internet – págs 63, 64, 67 a 69
4) Atividade Presencial
Atividade de pesquisa 1 – pág 65
A lista de resultados dessa pesquisa deverá ser feita no word ou writer. Salvar como tarefa presencial 5_Unidade 2_ nome do cursista
5) Favoritos
Guardando endereços – págs 70 e 71
6) Documento Hipertextual
a) Como criar um documento com hipertextual (hiperkink) – págs 71 a 73
b) Abra um documento no word, coloque palavras, figuras ou endereços e crie hiperlinks para elas. Salve como Tarefa presencial 6_Unidade 2_nome do cursista
7) Documentos legíveis para todos
PDF – págs 73 e 74
8) Enviar tarefas presenciais como anexos para a formadora.
8) Tarefa não presencial (tarefa 7)
Realizar a tarefa Atividade a distância 2 – pág 76 Em seguida, digitar no word os títulos lidos com seus endereços (hiperlink) e fazer um breve comentário pessoal sobre as leituras e a realização da tarefa. Salvar o documento como tarefa 7_ nome do cursista e enviar para a formadora
Aula 6 - Pauta
Unidade 6- Apresentações para nossas aulas
17, 18, 22 e 23 de setembro de 2008 – aula 6
1) Introdução –
Leitura - pág 172 e 173
2) Vamos conhecer a comunidade Slideshare: www.slideshare.net
a) Conversa
b) Atividade – págs 175 a 178
3) Vamos criar apresentações: Linux:BrOficce Impress
Windows: powerpoint
a) Abrindo apresentação – págs183 a 185
b) Escolhendo aparência dos slides – págs 186 e 187
c) Inserir slides na apresentação – págs 188 e 189
d) Design – págs 189 a 194
e) Inserir Imagens - págs 195 a 199
f) Exibir apresentação – págs 200 a 202
g) Cronometrar a troca de slides – págs 202 a 203
h) Salvar o arquivo com o nome: tarefa presencial 4_nome do curisista
i) Enviar por e-mail para a formadora.
4) Tarefa não presencial (tarefa 6)
Crie uma apresentação de slides usando o Microsoft Oficce PowerPoint para um seminário para seus alunos.Utilize como referência as orientações e dicas apresentadas para que a apresentação seja um recurso útil, de apoio à explanação de um tema e não apenas um meio de evitar ter que escrever no quadro. Salve sua apresentação com o nome: tarefa 6- nome do cursista e depois envie como anexo para a formadora.
17, 18, 22 e 23 de setembro de 2008 – aula 6
1) Introdução –
Leitura - pág 172 e 173
2) Vamos conhecer a comunidade Slideshare: www.slideshare.net
a) Conversa
b) Atividade – págs 175 a 178
3) Vamos criar apresentações: Linux:BrOficce Impress
Windows: powerpoint
a) Abrindo apresentação – págs183 a 185
b) Escolhendo aparência dos slides – págs 186 e 187
c) Inserir slides na apresentação – págs 188 e 189
d) Design – págs 189 a 194
e) Inserir Imagens - págs 195 a 199
f) Exibir apresentação – págs 200 a 202
g) Cronometrar a troca de slides – págs 202 a 203
h) Salvar o arquivo com o nome: tarefa presencial 4_nome do curisista
i) Enviar por e-mail para a formadora.
4) Tarefa não presencial (tarefa 6)
Crie uma apresentação de slides usando o Microsoft Oficce PowerPoint para um seminário para seus alunos.Utilize como referência as orientações e dicas apresentadas para que a apresentação seja um recurso útil, de apoio à explanação de um tema e não apenas um meio de evitar ter que escrever no quadro. Salve sua apresentação com o nome: tarefa 6- nome do cursista e depois envie como anexo para a formadora.
Aula 5 - Pauta
Unidade 9- Solução de Problemas com planilhas eletrônicas
10, 11, 15 e 16 de setembro de 2008 – aula 5
1) O Calc ou Excel
Introdução: Leitura – pág 248
2) Componentes básicos da tela inicial
a) Observação da tela inicial do calc ou excel – pág 249
b) Tabela explicativa – pág 250
3) Comandos da Barra de ferramentas
a) Exibir barras de ferramentas – pág 251
4) A tabela
a) Endereço ou referência das células – pág 253
b) Operações e funções – págs 256 a 263
5) Atividade prática
a) Abrir um arquivo novo – calc ou excel
b) Construir e formatar a tabela sugerida – pág 259
c) Salvá-la com o nome: Tarefa presencial 2 Unidade 9 – nome do cursista
6) Gráficos
a) Abrir arquivo novo – calc ou excel
b) Digitar a tabela sugerida pela formadora
c) Inserir gráfico a partir da tabela (seguindo as instruções passo a passo)
d) Salvar o arquivo com o nome: Tarefa presencial 3 Unidade 9 – nome do cursista
7) E-mail
Enviar por e-mail as tarefas presenciais para a formadora – como anexos
8) Tarefa não presencial (tarefa 5)
Depois de todos os passos e dicas que você seguiu, já tem condições para criar uma planilha com maior número de dados e usar outras funcionalidades.
Então, para praticar mais:
- Crie uma planilha com características definidas por você: você escolhe o tema e os dados que deseja organizar.
- Utilize os recursos de edição e formatação dos textos, números, cores dos dados das linha e das colunas.
- Elabore um gráfico com os resultados encontrados, escolhendo o formato no menu > Inserir gráfico.Ao final, você deverá salvar o arquivo com o nome: Tarefa 5 –nome do cursista e, e seguida enviá-lo por e-mail (como anexo) para a formadora
10, 11, 15 e 16 de setembro de 2008 – aula 5
1) O Calc ou Excel
Introdução: Leitura – pág 248
2) Componentes básicos da tela inicial
a) Observação da tela inicial do calc ou excel – pág 249
b) Tabela explicativa – pág 250
3) Comandos da Barra de ferramentas
a) Exibir barras de ferramentas – pág 251
4) A tabela
a) Endereço ou referência das células – pág 253
b) Operações e funções – págs 256 a 263
5) Atividade prática
a) Abrir um arquivo novo – calc ou excel
b) Construir e formatar a tabela sugerida – pág 259
c) Salvá-la com o nome: Tarefa presencial 2 Unidade 9 – nome do cursista
6) Gráficos
a) Abrir arquivo novo – calc ou excel
b) Digitar a tabela sugerida pela formadora
c) Inserir gráfico a partir da tabela (seguindo as instruções passo a passo)
d) Salvar o arquivo com o nome: Tarefa presencial 3 Unidade 9 – nome do cursista
7) E-mail
Enviar por e-mail as tarefas presenciais para a formadora – como anexos
8) Tarefa não presencial (tarefa 5)
Depois de todos os passos e dicas que você seguiu, já tem condições para criar uma planilha com maior número de dados e usar outras funcionalidades.
Então, para praticar mais:
- Crie uma planilha com características definidas por você: você escolhe o tema e os dados que deseja organizar.
- Utilize os recursos de edição e formatação dos textos, números, cores dos dados das linha e das colunas.
- Elabore um gráfico com os resultados encontrados, escolhendo o formato no menu > Inserir gráfico.Ao final, você deverá salvar o arquivo com o nome: Tarefa 5 –nome do cursista e, e seguida enviá-lo por e-mail (como anexo) para a formadora
Aula 4 - Pauta
Unidade 5- Elaboração e Edição de Textos
1 a 4 de setembro de 2008
1) Digitação e edição de texto
a) Digitar o texto sugerido – pág 121
b) Formatar o texto seguindo orientações - págs 122 a 133
2) Tabelas
Inserir e editar a tabela sugerida – págs 134 a 140
3) Ilustrando texto
a)Buscar imagens na internet através do site de busca www.google.com.br
b) Salvar a figura
c) Inserir a figura no texto
- págs 142 a 147
4) E-mail
Enviar a tarefa realizada na aula por e-mail para a formadora – arquivo anexo
5) Tarefa não presencial (Tarefa 4)
A) Nesta atividade você vai criar uma tabela, aplicando tudo aquilo que você já aprendeu até aqui. O tema é de sua livre escolha. Você pode, por exemplo, optar por:
- criar uma tabela com a lista de livros, seus autores, editora, ano de edição (cada tópico em uma coluna); ou
- Criar uma tabela com nome e notas de seus alunos, como um boletim; ou
- Elaborar uma tabela com um cronograma de suas atividades nos próximo três meses, mencionando a atividade, as datas de início e fim, os responsáveis, o material de apoio, o local de realização (cada tópico em uma coluna).
Depois de pronta, enviar como arquivo anexo de e-mail para a formadora.
B) Leitura do texto enviado por e-mail pela formadora:
1 a 4 de setembro de 2008
1) Digitação e edição de texto
a) Digitar o texto sugerido – pág 121
b) Formatar o texto seguindo orientações - págs 122 a 133
2) Tabelas
Inserir e editar a tabela sugerida – págs 134 a 140
3) Ilustrando texto
a)Buscar imagens na internet através do site de busca www.google.com.br
b) Salvar a figura
c) Inserir a figura no texto
- págs 142 a 147
4) E-mail
Enviar a tarefa realizada na aula por e-mail para a formadora – arquivo anexo
5) Tarefa não presencial (Tarefa 4)
A) Nesta atividade você vai criar uma tabela, aplicando tudo aquilo que você já aprendeu até aqui. O tema é de sua livre escolha. Você pode, por exemplo, optar por:
- criar uma tabela com a lista de livros, seus autores, editora, ano de edição (cada tópico em uma coluna); ou
- Criar uma tabela com nome e notas de seus alunos, como um boletim; ou
- Elaborar uma tabela com um cronograma de suas atividades nos próximo três meses, mencionando a atividade, as datas de início e fim, os responsáveis, o material de apoio, o local de realização (cada tópico em uma coluna).
Depois de pronta, enviar como arquivo anexo de e-mail para a formadora.
B) Leitura do texto enviado por e-mail pela formadora:
Copiar a colar, pode? disponível em: http://srv7.tj.rj.gov.br/publicador/exibirnoticia.do?acao=exibirnoticia&ultimasNoticias=1127
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