sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Aula 2- Pauta

Unidade 1- Tecnologias no cotidiano: Desafios à Inclusão digital – aula 2 - 18 a 22 de agosto de 2008


1) Leitura e Reflexão

Iniciando o uso do editor de texto BrOffice.org Writer – págs 28 e 29

2) Criando nossas pastas “Portifólios”

Passo a passo – págs 33 a 35 (para Linux Educacional)

Passo a passo Windows – apresentação de slides

3) BrOffice.org Writer ou Microsoft Word

a) Passo a Passo para o Writer – págs 35 a 37

b) Passo a Passo Word – apresentação em slides

c) Digitando nossos textos.


4) Salvando os Documentos

a) Passo a Passo para o Writer – pág 39

b) Passo a passo para o Word – apresentação e slides


5) Editando texto digitado

Apresentação de slides – pág 40 a 44


6) Tarefa não presencial

Vamos usar cada vez mais os recursos do computador e dos programas nas atividades de sua prática pedagógica e na vida cotidiana. Que tal propor-se a organizar uma publicação com seus alunos?

Poderia explicar sobre as tecnologias, a contribuição que pode dar à solução de problemas da comunidade escolar, como melhorar a infra-estrutura tecnológica da escola, a participação da família, a violência na escola, a gravidez na adolescência, problemas da falta de saneamento básico, a coleta seletiva do lixo entre outros. Também poderia ser o tema de uma unidade de conteúdo bimestral da série em que atua, por exemplo.

Que tema escolhe? Elabore sua proposta de acordo com o tema escolhido – assim, já poderá elaborar os textos e utilizar os recursos de edição, nas atividades das próximas Unidades de Estudo e Prática.


a) Professores com experiência em editores de texto: Elaborar um tema de produção de texto e utilizar os recursos de edição com os alunos – nos textos produzidos por eles. (Escolher 1 para entregar)

b) Professores que não têm acesso ao laboratório com os alunos ou que não se sentem seguros para usar o laboratório com os alunos: Elaborar um tema de produção de texto e utilizar os recursos de edição (você mesmo), utilizando uma das produções dos alunos ou texto coletivo.

c) Cursistas que não têm alunos ou com alunos muito pequenos: produzir um texto e utilizar os recursos de edição.

Entregar na próxima aula em arquivo (e-mail, pen drive ou disquete)

Nenhum comentário: